Jean Piaget Fases do Desenvolvimento |
O texto inicia abordando O
desafio de ensinar e aprender no século XXI apontando as fases do
desenvolvimento humano de Jean Piaget: sensório-motor (0 a 2 anos); o pré-operatório (2 a 7); o operatório concreto (7 a 12) e o operatório formal
(12 em diante). Com elas nos auxilia a compreender e a preparar as tarefas
conforme seu nível cognitivo. Relata também a importância do limite para o
crescimento do estudante relacionando ao CONTRATO DIDÁTICO de Guy Brousseau. Há
uma reflexão no texto quanto a criança estar acostumada a obter conhecimentos
por uma tela na gama tecnológica que existe e se os métodos atuais são
desestimuladores, com isso, exprime o conceito de motivação e dos estímulos
para produzir o interesse a atividade pedagógica.
Guy Brousseau Contrato Didático |
Depois faz um breve
histórico do desenvolvimento NTIC: as tecnologias acompanham o homem desde
os desenhos nas paredes das cavernas com o uso de carvão e outras substâncias, esses
instrumentos foram se aperfeiçoando com o passar do tempo se tornando
fundamentais na atualidade para o progresso e globalização dos povos. Novas descobertas
impulsionam a economia, facilitando e integrando a vida das pessoas, contudo,
para se chegar até onde a tecnologia se apresenta (muito delas foi decorrente
de guerras e revoluções). Na busca de riquezas o homem passa de nômade a sedentário,
gerando economia a sua volta. Esses centros aumentaram produzindo uma vida
social que passa da fase agrícola à industrial (Revolução Industrial). Surgiu o
livro, que antes se tinha acesso restrito e era confeccionado por instrumentos
manuais até a chegada da impressão e o acesso a todos (Renascimento). A
internet foi incentivada pela II Grande Guerra e surgiu a Revolução Digital.
Mesmo com toda a tecnologia as escolas não acompanharam as
mudanças que há na sociedade contemporânea. A tecnologia educativa faz uso de
diversas ferramentas: informática, TV, rádio, vídeo, áudio e impressos. Ela
busca aproximar o educando com a realidade quotidiana. A escola é um lugar de
posturas e mudanças sociais não podendo deixar de utilizá-la. O cenário
educacional muda do analógico para o digital e é possível construir o
conhecimento em ambos. A internet na WWW é a principal atratividade entre os
educandos e associar à vontade, à curiosidade, à motivação com as tecnologias é
necessário a inserção dessas novas tecnologias no ambiente escolar.
Até mesmo nós educadores não conseguimos escapar das
novidades tecnológicas: celulares, tablets, computadores, internet, livros
digitais, mp3, mp4, TV, CD, DVD, ... como negar isso aos nossos alunos? No
momento em que interagimos com eles através dessas ferramentas estaremos
trocando experiências ensinando-os e aprendendo muitas coisas eles. A validade
das NTIC em sala de aula é de suma importância na atualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário