domingo, 10 de março de 2013

Módulo III a) Fichamento do texto: As NTIC e ação com o lúdico na escola



As NTIC e ação com o lúdico na escola
·      o uso das NTIC possam tornar a ludicidade e aprendizagem mais eficazes e mais significativos para as crianças;

a escola:
·      não perde o posto de lugar de interações sociais saudáveis;
·      que não paute pelo uso das NTIC é fadada ao fracasso;
·      não é só lugar de transmissão de conhecimentos;
·      é um lugar dinâmico onde se aprende de forma natural e que evidencie as características e as fases de desenvolvimento dos alunos;

·      os atores escolares entendam a real importância desse ambiente tão rico, tanto cultural quanto humanamente;


Ensinar e aprender:
·      é um processo além da transmissão de conhecimentos;
·      é um processo difícil que envolve outros recursos e ferramentas.
·      são desafios que se apresentam a nós em plena era da informação;

Informática educativa na escola:

·      os pais dos alunos valorizam muito um ambiente informatizado na escola;
·      a sociedade de hoje preza muito pela qualificação tecnológica e pela informação;
·      é dever da escola oferecer o maior número de instruções possíveis para seus educandos;
·      ao incorporar as novidades tecnológicas e culturais torna-se  um lugar atraente e não muito distinto do cotidiano social dos seus alunos;
·      às vezes esses recursos servem apenas para mascarar a realidade do ensino meramente tradicional, baseado apenas na recepção e memorização de informações;
·      sua utilização deve ser de forma que enriqueça o ambiente educacional e favoreça o rendimento e a aprendizagem dos educandos;
·      seja capaz de estimular nos estudantes o interesse pela aprendizagem;
·      traz flexibilidade na aprendizagem e une teorias e práticas;
·      não deve ser tratada como a redentora da educação;
·      deve ser tratada como mais um elemento importante na superação dos limites da escola;
·      deve-se ter um currículo escolar que inclua a utilização das NTIC que possa ser incorporada em todas as áreas do conhecimento.
·      altera a rotina do ambiente escolar e o método da organização dos trabalhos;
·      os alunos poderão criar, recriar, transformar, analisar, pesquisar e outras infinidades de processos midiáticos tornando a aprendizagem mais concreta e mais significativa para os mesmos;
·      um grande facilitador nas ministrações da aula, pois as tornam mais atrativas e proveitosas.
·      destaca-se a importância de um ensino informático voltado para a criticidade para se ter um ensino democrático.

o computador
·      promove a perda do falso poder do professor;
·      não funciona como um substituto do professor;
·      funciona como um auxiliar  na transmissão de informações e na facilidade da aprendizagem;
·      não pode e não deve ser o único e exclusivo meio de transmissão da educação, existem vários recursos importantes que funcionam mesmo sem a utilização de recursos tecnológicos avançados;

As NTIC e a formação de professores

o professor
·      passe por uma capacitação, para poder operar os equipamentos de forma correta e incremente metodologias adequadas na utilização dessas ferramentas.
·      disponha a participar de capacitações, cursos e formações e estar aberto às mudanças;
·      é quem decide se quer ou não, mudar a sua prática pedagógica;
·      a estreita passagem do anterior para o novo é, ainda, sua responsabilidade;
·      como agente de transformação precisa estar aberto às mudanças e às novas realidades;
·      conheça os fins da utilização das NTIC no ambiente escolar, seja o fim pedagógico ou o fim técnico.
·      se colocará como um sujeito em outro nível de conhecimento que interage e opera com informações, juntamente com o aluno, contribuindo na elaboração de conceitos mais avançados
·      não precisa se tornar um especialista em informática, mas é preciso que ele possa conhecer as potencialidades das ferramentas e saber utilizá-las no ambiente educativo.
·      possa compreender e acompanhar as mudanças que estão ocorrendo no mundo, fazendo com que a escola não fique defasada nesse processo.

A capacitação do professor deverá envolver uma série de vivências e conceitos, tais como:
·      conhecimentos básicos de informática;
·      conhecimento pedagógico;
·      integração de tecnologia com as propostas pedagógicas;
·      formas de gerenciamento da sala de aula com os novos recursos tecnológicos em relação aos recursos físicos disponíveis e ao “novo” aluno, que passa a incorporar e assumir uma atitude ativa no processo;
·      revisão das teorias de aprendizagem, didática, projetos multi, inter e transdisciplinares;

·      os cursos superiores de licenciatura contemplem a utilização de novas tecnologias no seu programa de ensino;
·      professores recém-formados não sabem como inserir o computador na sua prática pedagógica e mal utilizam essa ferramenta para melhorar as suas ministrações e tornar as suas aulas mais dinâmicas, prazerosas e significativas.
·      a escola capacite seus educadores para as novas transformações, em especial as transformações tecnológicas.
·      os governantes distribuem computadores portáteis para os professores e alunos, mas não os capacitam para lidar com essa tecnologia.
não é só “dar o peixe”, é “ensinar a pescar”.

Alfabetização digital

·      dominar um conjunto de informações e habilidades mentais que nos capacitam a viver como cidadãos plenos na era da informação ou sociedade do conhecimento;
·      é ter um domínio funcional das tecnologias de leitura e escrita para se ter acesso ao conhecimento no mundo informatizado;
·      está relacionado às aprendizagens que tem relação com o conhecimento e o domínio funcional das NTIC;
·      deve ser inserida no contexto educacional, desde a pré-escola, tendo em vista que muitas crianças já dispõem de tecnologias digitais nas suas casas.
·      se quisermos formar indivíduos críticos e seletivos no uso da tecnologia, temos que educá-los para essa utilização consciente desde a primeira infância.

O cidadão leitor e escritor do novo milênio precisará:
·      Adquirir perícia com as ferramentas tecnológicas;
·      Construir relações com outras pessoa s para apresentar e resolver problemas de forma colaborativa e em uma perspectiva transcultural;
·      Projetar e compartilhar informações no marco de comunidades globais em diversos propósitos;
·      Manejar, analisar e avaliar textos multimídias;
·      Atender às responsabilidades éticas exigidas por ambientes complexos.







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