sábado, 13 de abril de 2013

Módulo IV b) Faça uma pesquisa na internet sobre softwares educativos e teça um comentário

Como trabalho com a disciplina de Matemática pesquisei alguns softwares em formato de freewares (livres) e sharewares (versão demo) para auxiliar no ensino/aprendizagem desta:


Softwares de 
Geometria



CABRI-GEOMETRY
WINDOWS - VERSÃO DEMO
Software de construção em geometria desenvolvido pelo Institut d'Informatiqe et de Mathematiques Appliquees em Grenoble IMAG. É um software de construção que nos oferece “régua e compasso eletrônicos”, sendo a interface de menus de construção em linguagem clássica da Geometria.
 



CINDERELLA
WINDOWS - VERSÃO DEMO
Software de construção em geometria desenvolvido por Jürgen Richter-Gebert & Ulrich Kortenkampcomercializado por Sun Microsystems, Inc. É um software de construção que nos oferece “régua e compasso eletrônicos”, semelhante ao Cabri e Sketchpad. Um diferencial deste software é que permite que se trabalhe também em geometria hiperbólica e esférica. E mais: tem a opção de salvar como página da web automaticamente.

    



CURVE EXPERT
WINDOWS - FREEWARE
É um software que ajusta curvas em conjunto de pontos no plano por exemplo, coleta de dados numéricos, via modelos de regressão -linear e não-linear- e diferentes interpolações.
 




DR GEO 

DOS - FREEWARE
Software de construção em geometria desenvolvido por Hilaire Fernande Grenoble e que nos oferece “régua e compasso eletrônicos”, sendo a interface de menus de construção em linguagem clássica da Geometria. Os desenhos de objetos geométricos são feitos a partir das propriedades que os definem e mantêm estabilidade sob o movimento.
 






EUKLID

WINDOWS - SHAREWARE
Software de construções geométricas com régua e compasso e geometria dinâmica. Semelhante ao Cabri e ao Sketchpad.
 



GEOMETRIA DESCRITIVA

DOS - FREEWARE
Software de construção em geometria descritiva, que trabalha em um sistema projetivo; em 3D. Produzido por V.Teodoro e F.Clérigo, da Universidade Nova de Lisboa.
 




GEOPLAN 

WINDOWS - VERSÃO DEMO
Software de construção em geometria que trabalha os conceitos analíticos da geometria em um sistema de coordenadas cartesianas. Desenvolvido pelo Centre de Recherche et d'Expérimentation pour l'Ensignement des Mathématiques CREEM.





GEOSPACE 

WINDOWS - VERSÃO DEMO
Software de construção e exploração em geometria que trabalha os conceitos espaciais. Desenvolvido pelo Centre de Recherche et d'Expérimentation pour l'Ensignement des Mathématiques CREEM.
 



GREAT STELLA

WINDOWS - VERSÃO DEMO
Software que trabalha com a visualização, rotação e construção de poliedros convexos e não convexos.



POLY 

WINDOWS - FREEWARE
É uma criação Pedagoguery Software, que permite a investigação de sólidos tridimensionalmente com possibilidade de movimento, dimensionalmente planificação e de vista topológica. Possui uma grande coleção de sólidos, platônicos e arquimedianos entre outros.
 







RÉGUA E COMPASSO

WINDOWS - FREEWARE
Software de construções geométricas com régua e compasso.
 


SHAPARI

WINDOWS - FREEWARE
É uma criação da Spelunk Computing para exploração lúdica de fractais. Tem uma interface interessante, podendo-se produzir figuras de grande apelo estético e artístico.
 



SKETCHPAD

WINDOWS - VERSÃO DEMO
Software de construção em geometria desenvolvido por N. Jackiw e S.Steketee comercializado por Key Curriculum Press. É um software de construção que nos oferece “régua e compasso eletrônicos”, sendo a interface de menus de construção em linguagem clássica da Geometria. Os desenhos de objetos geométricos são feitos a partir das propriedades que os definem e mantêm estabilidade sob o movimento. É possível converter seus arquivos em linguagem java, de maneira que sejam disponibilizados na rede.
 



S-LOGO

WINDOWS - FREEWARE
É uma linguagem de programação de fácil compreensão e que possibilita que o aluno desenvolva o raciocínio, desenvolvendo seu próprio programa. É muito bom para o ensino de geometria e pode ser usado em todos os níveis escolares.
 




WINGEOM

WINDOWS - FREEWARE
Software que permite construções geométricas bidimensionais e tridimensionais.
 



Softwares de 
Funções




GRAPHEQUATION
WINDOWS - SHAREWARE
Faz gráficos de regiões e curvas no plano que verifiquem inequações. Permite utilizar coordenadas cartesianas ou polares.




GRAPHMATICA
WINDOWS - FREEWARE 
Software que permite que se construa gráficos a partir de funções elementares. Possui ainda a opção de se trabalhar em coordenadas polares, cartesianas e em escalas logarítmicas. É uma criação de K. Hertzer.







MATHGV
WINDOWS - FREEWARE 
Software que permite que se construa gráficos a partir de funções elementares. Possibilita que se construa gráficos em duas e três dimensões e em coordenadas polares.
 




MODELLUS
WINDOWS - FREEWARE 
Produzido por V.Teodoro e F.Clérigo, da Universidade Nova de Lisboa, que possibilita que se trabalhe o entendimento gráfico de deslocamento e velocidade no tempo.
 




RATOS

DOS - FREEWARE
 
É um software produzido por V.Teodoro e F.Clérigo, da Universidade Nova de Lisboa, que simula movimentos retilíneos ou em curva, que são registrados graficamente, como aceleração e velocidade em função do tempo.




VRUM - VRUM
DOS - FREEWARE 
Produzido por V.Teodoro e F.Clérigo, da Universidade Nova de Lisboa, que possibilita que se trabalhe o entendimento gráfico de deslocamento e velocidade no tempo.
 





WINPLOT
WINDOWS - FREEWARE 
Software que permite que se construa gráficos a partir de funções elementares. Possibilita que se construa gráficos em duas e três dimensões e ainda que se trabalhe com operações de funções.
 



Softwares de 
Álgebra






WINMAT

WINDOWS - FREEWARE 
Permite que se construa matrizes e opere com elas. Calcula a inversa, transposta, determinante e encontra inclusive o polinômio característico da matriz.
 



Softwares
Recreativos




OOG - OBJECT ORIENTATION GAME

WINDOWS - SHAREWARE 
A partir da manipulação de peças de tangrans, pentominós, hexagonós e poligominós, permite que se construa uma grande variedade de figuras. As peças podem ser rotadas, refletidas e transladadas.





POLYTRIS

WINDOWS - FREEWARE
 
Jogo tetris.


TANGRAM

WINDOWS - FREEWARE
 
Permite que se construa uma grande variedade de figuras a partir das sete peças do tangram. As peças podem ser rotadas, refletidas, giradas, transladadas, etc.
 




TESS

WINDOWS - FREEWARE
 
Permite que se crie ilustrações a partir de princípios de rotação, reflexão e translação.





TORRE DE HANOI
DOS - FREEWARE 
Jogo de origem asiática, que permite que o jogador desenvolva o raciocínio e crie estratégias para resolver problemas.
 




WINARC

WINDOWS - FREEWARE 
Possui uma variedade de jogos entre eles, resta um, labirinto fantasma, hex, cubo mágico,etc.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário