sábado, 6 de abril de 2013

Módulo IV a) Faça uma resenha crítica sobre o texto: "A criança e o computador: relação de aprendizagem?"




O precursor do presságio do uso do computados na Educação foi Seymour Papert no fim dos anos 60 quando esta máquina ainda possuía limitações e era de aquisição muito dispendiosa. Criou uma linguagem chamada LOGO no auxílio do ensino de Matemática que consta de uma tartaruga que recebe comandos que executa desde desenhos geométricos, cálculos e até algoritmos de programação. Ele chegou a afirmar que o computador ampliaria a escola, revolucionaria a Educação e reformularia a mente das crianças.


Sabemos de antemão que em tudo há seus pontos favoráveis e desfavoráveis. Vejamos um exemplo, a televisão e a geladeira foram instrumentos que entraram na vida das pessoas, porém, em nenhum momento tornaram-nos inteligentes. Existem programas excelentes na TV, contudo, muitos deles não passam de coisas inúteis (o que por sinal ocupa quase toda a grade de programação) e os telespectadores tendem a preferi-las. Televisão demais "emburrece" as pessoas! O computador, inclusive a internet, acaba tendo o mesmo resultado da televisão - inutilidades por toda a parte. E há preferências por esses tipos de assuntos sem proveito. Assim como nos acostumamos a utilizar a TV, o micro-ondas, o CD, o DVD, a máquina de lavar, o liquidificador, ... sem tornarmos pessoas mais inteligentes por isso. Não precisamos entender como funciona, mas é só ligar, usar e desligar. Por isso o computador tem que ser bem aproveitado para não cair na funcionalidade obsoleta dos demais aparelhos.
Como?
Através de softwares específicos que trabalhem o conteúdo que pretende-se ensinar como os sharewares e freewares que auxiliam as crianças a desenvolverem suas habilidades. Explorar adequadamente os próprios recursos do sistema operacional que vem com o aparelho. Novas e velhas tecnologias se bem utilizadas ajudam no processo educacional, mas se mal utilizadas, acabam por produzir efeitos contrários do que se pretende no ambiente estudantil. Traçar objetivos e planejamentos com o uso do computador proporciona prazer, instiga e incentiva o processo de aprendizagem. Tecnologia é um suplemento da aula e é importante que seja aliada a prática pedagógica. Somente usá-la não significa que houve aprendizagem.
Existem dois fins que a tecnologia traz para a educação: o pedagógico e os sociais (técnicos). Os fins pedagógicos acabam tornando a classe mais interessante pela novidade e por ser mais dinâmico porque muitos utilitários podem realizar atividades que eram impossíveis no passado tornando o aluno como ser AUTÔNOMO e INDEPENDENTE no seu "aprender a aprender". Os fins sociais abarcam desde a inclusão digital para os menos favorecidos que não possuem condições de terem esses instrumentos e o preparo para o mercado de trabalho que, hoje em dia, contemplam essa tecnologia em seus serviços. 

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