terça-feira, 5 de março de 2013

Módulo II - b) Internetês




O internetês é uma forma alternativa de grafar o português oral utilizada na internet e meios eletrônicos que se utilizam de mensagens entre os indivíduos. É uma maneira criativa e econômica encontrada para se comunicar com rapidez e gastar pouco. Sua estrutura é basicamente fonética e o uso de emoticons e risadas. Porém, são algumas palavras que são utilizadas, não servindo como uma língua própria, fora que existem variações e modificações constantes de cada usuário. O importante de trazê-los para a sala de aula é motivar os alunos a escrever a ortografia correta. Como metodologia é uma ótima ferramenta de incentivo de aprendizagem, de divertimento e troca de conhecimentos. 







Módulo II a) Resumo do texto: As Novas Tecnologias são facilitadoras e potencializadoras da aprendizagem

Jean Piaget
Fases do Desenvolvimento



O texto inicia abordando O desafio de ensinar e aprender no século XXI apontando as fases do desenvolvimento humano de Jean Piaget: sensório-motor (0 a 2 anos); o pré-operatório (2 a 7); o operatório concreto (7 a 12) e o operatório formal (12 em diante). Com elas nos auxilia a compreender e a preparar as tarefas conforme seu nível cognitivo. Relata também a importância do limite para o crescimento do estudante relacionando ao CONTRATO DIDÁTICO de Guy Brousseau. Há uma reflexão no texto quanto a criança estar acostumada a obter conhecimentos por uma tela na gama tecnológica que existe e se os métodos atuais são desestimuladores, com isso, exprime o conceito de motivação e dos estímulos para produzir o interesse a atividade pedagógica.
Guy Brousseau
Contrato Didático
Depois faz um breve histórico do desenvolvimento NTIC: as tecnologias acompanham o homem desde os desenhos nas paredes das cavernas com o uso de carvão e outras substâncias, esses instrumentos foram se aperfeiçoando com o passar do tempo se tornando fundamentais na atualidade para o progresso e globalização dos povos. Novas descobertas impulsionam a economia, facilitando e integrando a vida das pessoas, contudo, para se chegar até onde a tecnologia se apresenta (muito delas foi decorrente de guerras e revoluções). Na busca de riquezas o homem passa de nômade a sedentário, gerando economia a sua volta. Esses centros aumentaram produzindo uma vida social que passa da fase agrícola à industrial (Revolução Industrial). Surgiu o livro, que antes se tinha acesso restrito e era confeccionado por instrumentos manuais até a chegada da impressão e o acesso a todos (Renascimento). A internet foi incentivada pela II Grande Guerra e surgiu a Revolução Digital.
Mesmo com toda a tecnologia as escolas não acompanharam as mudanças que há na sociedade contemporânea. A tecnologia educativa faz uso de diversas ferramentas: informática, TV, rádio, vídeo, áudio e impressos. Ela busca aproximar o educando com a realidade quotidiana. A escola é um lugar de posturas e mudanças sociais não podendo deixar de utilizá-la. O cenário educacional muda do analógico para o digital e é possível construir o conhecimento em ambos. A internet na WWW é a principal atratividade entre os educandos e associar à vontade, à curiosidade, à motivação com as tecnologias é necessário a inserção dessas novas tecnologias no ambiente escolar.
Até mesmo nós educadores não conseguimos escapar das novidades tecnológicas: celulares, tablets, computadores, internet, livros digitais, mp3, mp4, TV, CD, DVD, ... como negar isso aos nossos alunos? No momento em que interagimos com eles através dessas ferramentas estaremos trocando experiências ensinando-os e aprendendo muitas coisas eles. A validade das NTIC em sala de aula é de suma importância na atualidade.

Módulo I - Atividade Avaliativa


Olá a todos!

Sou Leandro do Amaral, moro e resido em Porto Alegre- RS, sou professor de Matemática, trabalho com ensino médio na capital e com ensino fundamental numa escola da região metropolitana: sétimo ano/sexta série.

Estou sempre procurando aprimorar meus conhecimentos, principalmente nos quesitos em relação as novidades do mundo educativo. Pretendo com este curso ampliar meus saberes a respeito da utilização das TIC no ambiente escolar, como mais uma atual ferramenta metodológica e pedagógica do ensino-aprendizagem.

Creio que todos tenham bons estudos e será um privilégio conhecê-los.


Ao exprimir nossas vontades, nossos pontos de vista, nossas opiniões, incluímos um ponto de pensamento na força fundamental que movimenta o nosso universo, tanto físico quanto intelectual. As contraposições daquilo que afirmamos é necessário para mostrar que uma simples forma de pensar pode ser acrescida, diminuída ou até mesmo extinguida, pois, a discussão faz parte de todo o raciocínio da humanidade.

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."